Porque é que o yoga é tão relaxante?

Mente sã em corpo são. Não é segredo para ninguém que o exercício físico traz vários benefícios, entre os quais a produção de endorfinas que têm um efeito relaxante. Mas se há um desporto em que este equilíbrio entre o corpo e a mente está presente, esse desporto é o yoga. As aulas de yoga podem ser um escape da vida urbana e roteira, ideal para relaxar e manter o corpo em boa forma.

Image result for yoga

Porque é que o yoga é tão relaxante?

Há cada vez mais procura por aulas de yoga em Lisboa e aulas de yoga no Porto. É fácil perceber por aqui. Nos dias de hoje, recebemos estímulos de forma quase constante. Há ruídos, música, poluição visual, neons, cheiros e dezenas de outros estímulos que o nosso cérebro tem que processar. Às vezes é tão difícil sair deste estado de alerta que nem uma noite de sono é suficientemente reparadora.

O yoga oferece, portanto, uma oportunidade de nos abstrairmos desse ruído. As primeiras técnicas que vai aprender nas aulas de yoga são todas de relaxamento: como respirar e como aliviar a tensão. Mesmo quando parece que passamos a aula em duas ou três posições, isso é um convite ouvirmos o nosso corpo. O objectivo é conhecermo-nos melhor, corpo e mente.

Ou seja, primeiro conseguimos relaxar a mente. Depois, ao contrair e alongar os músculos, libertamos também a tensão do corpo. O sentimento de relaxamento profundo e revigorante vem de essas duas componentes, algo que podemos encontrar noutras disciplinas orientais. Quanto ao yoga, não podemos esquecer que se divide em vários tipos: o yoga bikram, por exemplo, consiste em sessões de 90 minutos e em 26 posições numa sala a 40ºC. O desgaste corporal e a sensação são muito diferentes!

 

 

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s