
Interprete os seus sentimentos
O primeiro passo para controlar as suas emoções é interpretar os seus sentimentos. Porque é que se sente irritação, frustração…? Porque é que tem medo de determinada situação? Porque tem baixa auto-estima? Desconstruir as nossas emoções, especialmente as negativas, é muito interessante. Muitas vezes, esse processo de desconstrução inicia-se em consultas de psicologia.
Foque-se no mais importante
Há situações que são stressantes para toda a gente. Por exemplo, estar num hospital a acompanhar um familiar, no veterinário com o seu animal de estimação ou discutir com um colega de trabalho. Mas, nestas ocasiões, é importante focar no mais importante (que não somos nós). O que é preciso fazer? O que é que o médico está a explicar? O que vou ganhar por estar aqui a discutir com este incompetente?
Afaste-se ou faça um intervalo
Às vezes, a melhor forma de controlar as nossas emoções é mesmo “arejar” ou “ir apanhar ar”. Quando está num ponto em que se sente a perder o controlo, tente sair, parar durante alguns minutos e recuperar a clareza. Respire fundo, faça exercícios para controlar a respiração com o diafragma, relativize o problema e visualize a solução. Só depois é que regressa ao ringue!
Identifique o causa o seu stress
Se tem dificuldade em controlar as suas emoções, é muito importante perceber o que despoleta o seu stress. É estar numa situação da qual não pode sair? Medo de ser “pior” do que os outros? Procure consultas de psicologia em Setúbal ou consultas de psicologia em Lisboa onde pode explicar a sua psique e fazer uma terapia cognitivo-comportamental para ultrapassar esses obstáculos e “gatilhos”.
Lembre-se: mente sã em corpo são
Já diziam os romanos (e a representante da Sérvia na Eurovisão de 2022), que “in mens sana in corpore sano”, uma expressão que em Português conhecemos como “mente sã em corpo são”. A alimentação e a nossa saúde intestinal também influenciam o nosso estado de humor! Aliás, praticar exercício é fundamental para combater o stress. Por isso, para controlar as suas emoções, cuide do seu corpo.