
A resposta é fácil! Se não é um atleta profissional, deve treinar 2 a 3 vezes por semana.
Treinar duas ou três vezes por semana é o suficiente para combater um estilo de vida sedentário. Em 2020, a Organização Mundial de Saúde recomenda actividade física moderada durante 150 a 300 minutos por semana, ou o equivalente a 2h30 – 5h horas semanais. Isso significa que, se fizer treinos de 1 hora, 3 vezes por semana, está bem dentro do recomendado.
Se está a pensar em treinos mais intensos, a Organização Mundial de Saúde recomenda 75 a 150 minutos por semana, ou o equivalente a 1h15 – 2h30 por semana. Por outras palavras, se fizer um treino HIIT, ciclismo ou natação, só precisa de treinar 2 vezes por semana, durante uma hora, para cumprir a recomendação.
Ao mesmo tempo, treinar apenas algumas vezes por semana permite que o seu corpo recupere entre treinos. Se o seu objectivo é ganhar músculo, são necessárias 24 a 48 horas de descanso para o músculo “aumentar” (hipertrofia muscular). Então, o ideal é descansar sempre pelo menos um dia depois dos treinos – o que joga melhor com treinos 2-3 vezes por semana.
Como vê, não ganha nada ao sobrecarregar os músculos! É por isso que, quer esteja a tentar ganhar massa muscular, quer esteja a tentar perder peso, é preferível ser acompanhado por um profissional. Encontre um serviço de personal training no Porto ou personal training em Braga para atingir os resultados que pretende e treinar com a regularidade necessária.
Aliás, a diferença não está só na regularidade dos treinos! Também precisa de saber como fazer cada exercício. Só para ter uma ideia, aqui estão algumas dicas pra conseguir atingir os seus objetivos.