Porque é que engordamos mais no Inverno?

É dos conhecimento popular que “engordamos mais no Inverno”. Ao contrário do que queremos pensar, não se trata de um mito perpetuado pela cultura popular. É mesmo verdade que tendemos a engordar mais no Inverno, e neste artigo vamos explicar porquê.

close up of frappe drink

Não há apenas um motivo para engordamos mais no Inverno. Trata-se de um conjunto de factores, metabólicos, sociológicos, e ambientais que nos fazem comer mais e gastar menos calorias. 

Vamos começar com os factores metabólicos. Quando a temperatura baixa, o nosso corpo faz mais esforço para manter a nossa temperatura corporal nos 36ºC. Isso significa que o nosso metabolismo precisa de mais energia, e portanto temos mais fome. Este é o primeiro factor que contribui para engordamos no Inverno.

Mas o que é que comemos quando temos esta fome? Como precisamos de “matar a fome” rapidamente, o nosso corpo agarra comida rica em carbohidratos, como pães, croissants, doces e massas. Escusado será dizer que esta comida de absorção rápida nos dá ainda mais fome e se transforma em “quilinhos a mais”. 

Depois juntam-se outros factores, que se prendem com os nossos hábitos. Nesta época do ano refugiamo-nos em pratos quentes e “comida de conforto”, como chocolates, sobremesas de Natal, doces de colher, lattes com abóbora e canela. A isto junta-se outro hábito questionável: fazemos menos exercício no Inverno.

Há várias razões para fazermos menos exercício no Inverno. O tempo é mais rigoroso, saímos menos de casa e adoptamos um estilo de vida mais sedentário. O nosso desejo por um “corpinho de bikini” só começa a pairar por volta da Páscoa, e portanto nesta época do ano estamos em “hibernação”, sentados no sofá, a ver os filmes nomeados aos Óscares e a encomendar comida. 

Portanto, aqui estão as várias razões pelas quais engordamos mais no Inverno. Basicamente, voltamos à equação de sempre: entram mais calorias do que as que gastamos, quando deveria ocorrer o oposto. Para evitar ganhar peso neste Inverno, lembre-se de comer várias vezes ao longo do dia, pouco de cada vez. Isto evita os picos de fome e comer por impulso!

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