Muitas pessoas estão a queixar-se de ter ganho peso durante a quarentena – o stress pode dar-nos vontade de comer mais doces, o que estraga a dieta – mas hoje gostava de falar no oposto. Se forem como eu, ou se praticarem musculação, é provável que tenham perdido peso durante os últimos meses. Isto sobretudo deve-se à perda de massa muscular e, em alguns casos, à perda de apetite (o nervosismo pode dar para os dois lados!). Mas se perdeu peso durante a quarentena, aqui ficam algumas dicas para adaptar o seu guarda-roupa.
- Aprender a usar camisas e tops largos. Não deite fora camisas e tops que lhe ficam largos! Há várias formas de continuar a usar estas peças, desde que use a sua imaginação. Dê um nó à cintura para look perfeito de Verão (se a camisa ficar realmente larga, dê a volta às costas antes de fazer o nó); corte a camisa ou o top para fazer um crop top; se for uma camisa comprida ou de homem, use um cinto para a transformar numa túnica ou vestido.
- Arranjar saias e calças. Quase sempre é possível apertar as saias e as calças de forma a que não nos caiam pela cintura abaixo. Se tiverem elástico basta apertá-lo, o que é um arranjo simples e pouco dispendioso. Se precisar de “meter tecido” nas pernas, aí o melhor é procurar as mãos experientes de costureiras em Lisboa ou de costureiras no Porto para ajudar as calças à sua nova forma!
- Para os vestidos, um elástico na cintura ou nas mangas. No caso dos vestidos, pode colocar um pouco de elástico na cintura (para o tornar mais “rufado”) ou nas mangas, para criar mangas em balão (que funcionam melhor em roupa mais larga). Como são elásticos, estes arranjos continuam a funcionar mesmo quando voltar a ganhar peso.
- Cortar as mangas. Se estamos a falar de roupa de Inverno ou meia-estação que deixou de servir, pode reconvertê-las em êxitos de Verão cortando as mangas. Alguns casacos podem tornar-se coletes, as camisas ficam tops de manga cavada e os vestidos em delicadas túnicas pinafore. Fresco, fresco, fresco!