O que precisa para se tornar personal trainer?

man lying while doing barbell
Photo by Bruno Bueno on Pexels.com

Hoje em dia, já quase todos ouvimos falar em “personal trainers”. Aliás, muitos de nós têm um personal trainer que o acompanha no ginásio. Mas afinal, o que é que é preciso para se tornar personal trainer e ter sucesso?

Como se tornar personal trainer

A maioria dos personal trainers tem um curso superior de Educação Física. Depois, em vez de enveredar pelo ensino ou pela carreira de preparador físico, seguiram a via do personal training – estagiaram em ginásios e aprenderam a fazer acompanhamento personalizado. Mas há algumas formas mais rápidas de se tornar personal trainer: o CEFAD, por exemplo, tem um curso profissional de personal trainer cujo objectivo é lançá-lo imediatamente para o mercado de trabalho. Há ainda outros cursos em diversas escolas e até online. No entanto, como há muita oferta, a maioria dos ginásios só contratam PTs vindos escolas com boa reputação. 

Conseguir clientes como personal trainer 

Muitos personal trainers trabalham em ginásios, onde ganham um salário base e outro proveniente das comissões – ou seja, quanto mais pessoas convencerem a ir ao ginásio, mais ganham. Mas também há personal trainers a trabalhar por conta própria, como profissionais liberais. Em ambos os casos, precisa de dominar técnicas básicas de vendas e de atenção ao cliente. Mas neste último, como profissional liberal, também precisa de saber onde e como se promover. Uma primeira hipótese é registar-se em plataformas como a Fixando, onde as pessoas procuram directamente pelos seus serviços (por exemplo, procuram personal trainers no Porto e personal trainers em Setúbal e, se for um PT numa destas localidades, pode candidatar-se). 

Outra hipótese é usar as redes sociais, especialmente se já tiver uma boa rede de contactos e capacidade de fazer networking. O passa a palavra é muito poderoso! Estimule este efeito ao oferecer um desconto a clientes que o recomendarem ou um desconto a amigos, para se inscreverem em dupla. Peça que deixem boas reviews no seus perfis online para ganhar a confiança de novos clientes e vá crescendo a partir daí. É muito importante ter bom feedback online.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s