
Hoje em dia, já quase todos ouvimos falar em “personal trainers”. Aliás, muitos de nós têm um personal trainer que o acompanha no ginásio. Mas afinal, o que é que é preciso para se tornar personal trainer e ter sucesso?
Como se tornar personal trainer
A maioria dos personal trainers tem um curso superior de Educação Física. Depois, em vez de enveredar pelo ensino ou pela carreira de preparador físico, seguiram a via do personal training – estagiaram em ginásios e aprenderam a fazer acompanhamento personalizado. Mas há algumas formas mais rápidas de se tornar personal trainer: o CEFAD, por exemplo, tem um curso profissional de personal trainer cujo objectivo é lançá-lo imediatamente para o mercado de trabalho. Há ainda outros cursos em diversas escolas e até online. No entanto, como há muita oferta, a maioria dos ginásios só contratam PTs vindos escolas com boa reputação.
Conseguir clientes como personal trainer
Muitos personal trainers trabalham em ginásios, onde ganham um salário base e outro proveniente das comissões – ou seja, quanto mais pessoas convencerem a ir ao ginásio, mais ganham. Mas também há personal trainers a trabalhar por conta própria, como profissionais liberais. Em ambos os casos, precisa de dominar técnicas básicas de vendas e de atenção ao cliente. Mas neste último, como profissional liberal, também precisa de saber onde e como se promover. Uma primeira hipótese é registar-se em plataformas como a Fixando, onde as pessoas procuram directamente pelos seus serviços (por exemplo, procuram personal trainers no Porto e personal trainers em Setúbal e, se for um PT numa destas localidades, pode candidatar-se).
Outra hipótese é usar as redes sociais, especialmente se já tiver uma boa rede de contactos e capacidade de fazer networking. O passa a palavra é muito poderoso! Estimule este efeito ao oferecer um desconto a clientes que o recomendarem ou um desconto a amigos, para se inscreverem em dupla. Peça que deixem boas reviews no seus perfis online para ganhar a confiança de novos clientes e vá crescendo a partir daí. É muito importante ter bom feedback online.