É mais importante fazer musculação ou cardio?

Sven Mieke

Ora bem, isto é daquelas perguntas ingratas. É como perguntar se é mais importante beber água ou comer uma maçã, percebem? Ambas são hábitos saudáveis e essenciais para o nosso bem-estar. Por isso, na minha óptica, qualquer treino deve ser completo e ter mais do que um tipo de exercícios. 

No entanto, como esta é uma pergunta que me fazem muitas vezes, vamos lá a isto. A musculação e os exercícios de cardio têm efeitos diferentes no nosso corpo. Portanto, incidir mais na musculação ou no cardio depende dos nossos objetivos de treino. E já sabem o que vou dizer a seguir, não já?

Não adianta seguir um plano de treinos que viram por aí no Youtube ou no TikTok. Não estamos em pandemia! Não há desculpas para seguir um plano estático e generalizado. Contactam um personal trainer, que afinal nem sequer é assim tão caro (vejam aqui os preços de um personal trainer, se não acreditam!) e façam um plano individualizado. 

Essa é a única forma – e repito, a única forma – de conseguir atingir os objectivos que pretendem. E para não dizerem que estou sempre a insistir no mesmo, hoje nem digo mais nada. Deixo só aqui o link para este artigo sobre os benefícios do treino personalizado.

Musculação vs Cárdio 

O que são os exercícios de cardio?

Geralmente, os exercícios de cardio são exercícios aeróbicos, tais como correr, caminhar, dançar, saltar à corda, etc. Por isso, são actividades que conseguimos fazer ao longo de bastante tempo – por exemplo, uma hora. Assim sendo, no fim do treino acabamos por perder mais calorias do que com outros tipos de exercício, incluindo musculação.

Assim sendo, muitas vezes recomendamos exercícios de cardio para quem está a tentar perder peso. Contudo, devo ressalvar que estes exercícios também são muito importantes para trabalhar a nossa resistência, a saúde cardio-vascular (daí o nome!) e até a nossa flexibilidade. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é fazer este tipo de exercícios pelo menos 2 a 3 vezes por semana para ter um estilo de vida saudável. A melhor parte é que para fazer este tipo de exercício não precisam de ir a um ginásio ou seguir uma disciplina restritiva. Podem encaixar o cardio nas vossas vidas e até divertir-se com isso! 

Porque não ir a umas aulas de dança, por exemplo?

Qual é o efeito da musculação?

Do outro lado da mesa temos a musculação, que se tornou muítissimo popular nos últimos anos através do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), o Crossfit™ e a venda das populares bandas elásticas, halteres e pesos. A questão é que todos estes exercícios exigem um grande esforço do nosso corpo, o que faz com que os treinos sejam mais curtos.

Portanto, a musculação não é melhor do que os exercícios cardio para quem tem apenas o objectivo de perder peso. Dito isto, a massa muscular gasta mais energia do que a gordura. Por isso, a longo prazo, a musculação vai fazer com que gaste mais calorias mesmo estando em repouso. 

Contudo, vale recordar que a musculação é uma óptima opção para quem quer ganhar músculo, recuperar massa muscular ou simplesmente tonificar mais o corpo. Sempre e quando tiver uma dieta adequada, claro está. Depois do treino (30-60 minutos) precisa de comer hidratos de carbono e proteínas completas.

Resumindo: tanto o cardio com a musculação têm benefícios e fazem parte de um estilo de vida saudável. Pessoalmente, gosto de os combinar para ter os maiores benefícios possíveis do exercício físico e sentir-me bem depois do treino. Além disso, é importante que tudo seja proporcional, não é?

Por vezes, vejo pessoas que exageram no treino de musculação e que acabam por desenvolver apenas alguns grupos de músculos. Mas temos de olhar para o corpo como um todo, e não como um par de bíceps ou uma barriguinha lisa…! Se precisam de ajuda com isto, deixo-vos aqui o link para encontrarem um personal trainer em Lisboa.

Gostaram? Então deixem as vossas dúvidas para próximos posts nos comentários 👇

Deixe um comentário