
Se sofreu uma lesão, é natural que esteja preocupado com o processo de recuperação. Mas uma coisa é certa: precisa de confiar na sua equipa médica e de se sentir apoiado durante o processo. A pensar nisso, damos algumas dicas sobre como escolher o melhor fisioterapeuta para as suas necessidades:
Procure saber qual é a experiência do profissional
Sim, todos is fisioterapeutas têm a mesma formação geral. Contudo, alguns fisioterapeutas especializam-se em determinadas zonas do corpo (por exemplo, em fisioterapia pélvica), técnicas (por exemplo, biofeedback electrónico gráfico) ou contextos (por exemplo, medicina desportiva). O melhor fisioterapeuta para si tem experiência em casos semelhantes ao seu e cujo consultório disponha dos melhores equipamentos para si.
Verifique as avaliações do profissional
Um ponto muito importante para escolher o melhor fisioterapeuta para si é ver as avaliações do profissional. Procure no Google: quais são as avaliações no Google Maps? Está à procura de fisioterapeutas em Cascais na Fixando: quais são as avaliações de antigos clientes? Procure nas redes sociais: há comentários de pacientes ou testemunhos? Procure no Doctoralia: há alguma informação? Faça bem a sua pesquisa.
Confirme se o profissional tem disponibilidade
Por vezes, se estiver à procura de um fisioterapeuta num hospital privado, vai-lhe ser atribuída uma consulta com o fisioterapeuta que tem uma vaga nos dias mais próximos. Mas quem lhe garante que esse profissional tem disponibilidade para duas ou três sessões semanais ao longo de meses? Convêm confirmar que o fisioterapeuta tem disponibilidade para acompanhar o seu caso durante todo o período de recuperação.
Por falar em hospital privado, outro ponto que pode gerar ansiedade é o preço das sessões de fisioterapia. Como em tudo, nem sempre a melhor opção é a mais óbvia — quando vai a um hospital ou a uma clínica, não é só ao profissional que está a pagar. Para referência, veja aqui quanto custa a fisioterapia em Cascais, por exemplo.