
Às vezes, estamos ansiosos ou nervosos e é óbvio que precisamos de ajuda. Mas, quando nos sentimos “normais”, será que há algum benefício em ir ao psicólogo?
Não é necessário estar doente ou passar por um mau momento para ir ao psicólogo. Apesar de a psicoterapia ser muito útil para ultrapassar uma depressão, um divórcio complicado, fobias sociais e até disfunções sexuais, conhecer-se melhor é sempre positivo. Portanto, mesmo que “esteja normal”, pode ser uma experiência muito enriquecedora. Por outro lado, se acha que se “sente normal” e quer que a sua vida “mude” ou “dê um salto”, a terapia também pode ajudar a perceber quais são as barreiras perante si.
A consulta com um psicólogo pode servir para falar dos seus medos (todos temos!), de questões pendentes da sua infância, da sua situação familiar e das suas relações com os outros, preocupações e síndrome de impostor no trabalho… Há vários estudos que demonstram o impacto da saúde emocional na saúde física. Um estudo em particular concluiu que 75% das pessoas que receberam tratamento psicológico estavam em melhores condições físicas do que as que nunca o tinham feito.
Afinal de contas, o nosso corpo é uma máquina muito complexa. A nossa saúde intestinal, por exemplo, também afecta o nosso estado psicológico e vice-versa! Por isso, se tem a oportunidade de fazer algo que o leva a um estilo de vida mais saudável, como psicoterapia, meditação, yoga ou um desporto novo, não deixe de experimentar! Procure serviços de psicologia no Porto ou serviços de psicologia em Lisboa e descubra profissionais de mão-cheia que o podem ajudar.