
A insegurança emocional, que por vezes nos suscita um autêntico “síndrome de impostor”, pode levar-nos a sabotar oportunidades profissionais e sonhos pessoais. Mas a boa notícia é que há solução. Saiba como combater a insegurança!
Identifique a causa das suas inseguranças
Em primeiro lugar, identifique as causas da sua insegurança. Quando é que acontece? Do que duvida? Qual é a origem desse medo? Fazer essas perguntas pode ser angustiante, mas é necessário para perceber o que desencadeia esses pensamentos. Algum trauma de infância? Falta de apoio da sua família ou companheiro sentimental? Insegurança quanto ao seu corpo?
Descubra as suas crenças limitantes
Por vezes, a causa da nossa insegurança são as nossas crenças limitantes – ou seja, os preconceitos que a sociedade nos impingiu e que temos como “verdades absolutas”. Por exemplo, pode achar impossível “mudar de carreira aos 40 anos”, que um determinado cargo não é “para uma mulher”. Desafie essas crenças limitantes!
Faça psicoterapia
Porém, nem sempre é fácil passar esse processo sozinho. Um psicólogo pode ajudar a guiar melhor as perguntas e todo esse processo de auto-descoberta, e está tudo bem. Não são só as pessoas doentes que precisam de fazer terapia! Deixe essa crença limitante de lado e procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.
Lembre-se das dificuldades que já superou
Já todos nós passámos por bons e maus momentos. Portanto, faça o esforço de se lembrar os seus piores momentos e dos desafios que enfrentou. Talvez no início também tenha achado que não era capaz! Agora está aqui para contar a história. Por isso, olhe para o seu passado e use-o para lutar contra a insegurança.