
Aprender a nadar não é tão fácil quanto parece. Mas também não tem de ser um pesadelo! Se nunca aprendeu a nadar, não pense que é “impossível aprender já adulto”. Siga as nossas 4 dicas para aprender a nadar e prepare-se para o Verão mais especial da sua vida, com tardes na piscina e na praia!
Ambiente-se
O primeiro passo para aprender a nadar é conhecer o ambiente que o rodeia e sentir-se confortável. Se está numa piscina, entre pela parte mais baixa e perceba onde é que começa a afundar. Vá andando na piscina até a água lhe chegar ao peito ou à cintura. Assim, vai-se habituando à sensação de estar na água.
Aprenda a respirar
O seguinte passo é aprender a respirar debaixo de água. Numa zona em que ainda tenha pé, inspire, ponha toda a cabeça debaixo de água e depois vá soltando ‘bolhinhas’. Aprender a respirar é essencial para conseguir nadar e sentir-se mais seguro de si.
Aprenda a boiar
O terceiro passo para aprender a nadar é aprender a boiar. Comece por se apoiar na borda para conseguir boiar e incline o corpo ligeiramente para trás, como se se estivesse a deitar na água. Depois, tente boiar sem apoiar as mãos na lateral. Aos poucos, vai começar a sentir-se mais seguro de si próprio porque já sabe respirar e também se consegue aguentar a boiar!
Experimente um estilo de natação A seguir, tente aprender um estilo de natação. Os mais fáceis de aprender são bruços e crawl. Contudo, é preferível aprender a nadar com a ajuda de um professor. Procure aulas de natação no Porto e aulas de natação em Lisboa através da Fixando e comece a dar as suas primeiras braçadas!