
A expressão “personal trainer” já não é nova. Hoje em dia, quase todos os ginásios têm personal trainers que ajudam os seus clientes a obter os melhores resultados possíveis. Mas, afinal, o que é que um personal trainer deve fazer?
Antes de mais, um personal trainer (PT) é um profissional de Educação Físico e Desporto. O PT tem conhecimentos aprofundados sobre anatomia, fisiologia e nutrição. Este treino ajuda-os a perceber que tipo de exercícios, e que tipo de dieta, favorecem os seus objectivos. O PT concentra-se no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.
Isto porque uma das principais funções do PT é estruturar um plano de treino adaptado ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Em vez de seguir uma dieta que serve “para todos” ou recomendar um ciclo de exercícios que não tem em consideração os músculos que mais precisa de trabalhar. Não há uma “receita”, mas sim um plano feito exactamente à medida.
Outra das funções de PT é assegurar que os treinos continuam a ser dinâmicos e motivadores. Por isso, muitos personal trainers também são especialistas em psicologia. Há quem diga que um personal trainer tem de ser um bom ouvinte – e não é raro acabar por ficar a conhecer pormenores da vida do cliente, tal como acontece com os barmen ou os cabeleireiros.
Se é daquelas pessoas que acaba por abandonar sempre os treinos, um personal trainer pode ser uma solução para o seu problema. Um dos maiores benefícios do personal training é manter a motivação, sentir-se menos “aborrecido” e aproveitar melhor o seu tempo. Dica extra: comece a praticar exercício com os seus amigos!