Maneiras de fazer exercício de alta intensidade sem lesionar as articulações

Exercício de alta intensidade ou treinos intervalados de alta intensidade (HIIT): grandes resultados com treinos relativamente rápidos, para quem tem de aproveitar o tempo ao máximo. O grande problema é que este tipo de exercícios – sobretudo os exercícios de peso corporal – nos podem obrigar a forçar demasiado o corpo e pôr muita pressão nas articulações, nomeadamente nos joelhos. Se quer fazer exercício de alta intensidade sem lesionar as articulações e os tendões, siga estes truques! 

Aquecimento. O aquecimento é imprescindível para não se magoar nas articulações e nos tendões, além de evitar as cãimbras. Antes de fazer exercício, passe pelo menos 15 minutos a fazer aquecimento e a esticar os músculos. Uma boa forma de aquecer é praticar yoga e fazer exercícios de postura. 

Se vai fazer exercício no mar – nadar ou caminhar na água, que exige mais esforço e também se qualifica como um exercício de alta intensidade – é ainda mais importante fazer o aquecimento. A diferença de temperatura na água aumenta a probabilidade de ter uma cãimbra, por isso dê uma pequena corrida antes de entrar na água, faça exercícios para aquecer as pernas e estique bem os braços. 

Exercícios que não são “exercício”. Outra forma de evitar as lesões nas articulações é começar por exercícios com menos intensidade, para que o corpo se vá habituando. Esta progressão vai criando uma resistência e o corpo vai-se habituando às novas posturas, em vez de criar um “choque”. Um personal trainer pode ajudá-lo a criar um plano à medida dos seus hábitos actuais e ir aumentando o nível de dificuldade. Além disso, um profissional vai certificar-se que está a fazer os exercícios correctamente, o que diminui a probabilidade de se lesionar!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s