É certo que este Inverno não tem sido especialmente rigoroso, mas há uma coisa que me não me deixa esquecer que estamos no tempo frio – a secção da fruta no supermercado. Se no Verão vou directa aos pêssegos paraguaios e às ameixas de Elvas, agora compro maçãs para cozer com canela e laranjas para reforçar a vitamina C. Para quem faz uma alimentação à base das frutas e legumes da época, não há dúvidas que a Primavera ainda não chegou.
A boa notícia é que a mãe Natureza sabe o que faz! Apesar de termos a sensação de que há menos oferta, os ingredientes da época são suficientes para preparar receitas saborosas e cheias de vitaminas. Se é possível fazer smoothies nutritivos durante o Inverno Alemão, então aqui também não há impossíveis! Vamos ver alguns ingredientes que podemos usar para suplementar a nossa alimentação nesta época do ano?

Couves. Sabia que as couves de folha verde escura são ricas em cálcio? A couve galega e o kale são ricos em cálcio, por isso são uma óptima sugestão para vegetarianos ou para pessoas com deficiência de cálcio.

Malaguetas. As malaguetas e o piri-piri são anti-inflamatórios. Verdade! Tempere os seus pratos com algum piri-piri moído (não demasiado) para ter a sua dose diária de anti-inflamatórios naturais.

Sopas com abóbora e cenoura. Faça sopas sem batata (que tem amido) e ricas em legumes, pois são a melhor forma de repor os sais minerais. A abóbora é muito saudável e combina bem com as cenouras, que são fáceis de encontrar todo o ano. Tempere com curcuma (açafrão) para ser uma sopa anti-inflamatória mais poderosa.

Castanhas assadas. Quem é que consegue ignorar o cheiro a castanhas assadas? A castanha é rica vitamina B e fósforo, além de ajudar no combate à depressão. Quanto a mim, é um win-win de Inverno for sure!