Quais são os benefícios de treinar ao ar livre?

O blog Ritmo e Velocidade fez recentemente duas listas sobre os melhores sítios para praticar exercício ao ar livre em Lisboa e no Porto com o seu personal trainer. São listas que aprovamos totalmente, mas deixaram-nos a pensar: será que conhece os benefícios de treinar ao ar livre?


Treinar ao ar livre – como já deve suspeitar – tem vários benefícios. Não, não se trata apenas de preferir treinar em espaços verdes em vez de ficar numa sala de ginásio fechada e com cheiro a suor. Treinar no exterior é aliar o melhor do exercício com todos os benefícios de respirar ar puro e estar em contacto com a natureza.

Sabemos que, por si só, o exercício nos ajuda a relaxar e a descomprimir. Isto porque ao fazer exercício produzimos endorfinas, as “substâncias da felicidade” – sim, o mesmo que acontece quando comemos chocolate, embora o chocolate tenha consequências muito diferentes no nosso peso corporal. Mas estar em contacto com a natureza pode exacerbar ainda mais esta sensação, porque nos estamos a afastar do barulho, das luzes artificiais e do ar concentrado.

Outro dos grandes benefícios de treinar ao ar livre, como qualquer personal trainer lhe dirá, é promover o aumento da vitamina D. Só há duas maneiras de absorver vitamina D: ou a partir da exposição solar, ou através de suplementos vitamínicos. Como o mais provável é passar a maior parte do seu dia num escritório, preferir parques naturais a um ginásio igualmente fechado pode ser uma forma de aumentar os seus níveis de vitamina D.

Mais concentração e atenção. Há vários estudos que comprovam que o treino ao ar livre melhora os nossos níveis de concentração e atenção. Isto poderá estar relacionado com o facto da natureza mudar constantemente: se treinarmos num parque, dificilmente terá o mesmo aspecto durante todo o ano. Aliás, durante todo o mês. Lembramos também existe a possibilidade de mudar de circuitos, mudar de direcção, etc, o que o obriga a estar mais concentrado e atento. Nada disto aconteceria numa passadeira de ginásio, pois não?

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s