Exercício no frio: cuidados ao treinar no Inverno

Este fim de semana, houve uma queda abrupta nos termómetros. Em algumas zonas do país, baixaram 10 graus de Quinta para Sexta-feira. Portanto, é altura indicada para relembrar alguns cuidados que devemos ter quando fazemos exercício físico no Inverno. Temos a certeza que o seu personal trainer já lhe disse isto no ano passado… mas passou tempo que já se esqueceu, certo?

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O maior perigo de treinar durante o Inverno é a variação de temperatura. Ninguém está imune ao problema: quem treina ao ar livre sofre um choque térmico ao sair de casa; quem treina no ginásio, sofre-o quando regressa. Então, que cuidados podemos ter para minimizar estas variações?

O grande problema é que, abaixo dos 14ºC, o nosso corpo tem que fazer mais esforço para se manter quente e para bombear o sangue, o que pode tornar especialmente difícil para quem sobre de hipertensão ou tem dificuldades em respirar. Por isso é tão importante o aquecimento, que reduz a probabilidade de ter caimbras ou problemas nas extremidades. Se não sabe ao certo como fazer o aquecimento, pergunte ao seu personal trainer.

Depois – e agora evocando a nossas avós – é importante agasalhar-se e vestir roupa adequada para o frio. Para quem practica exercício físico ao ar livre, é imprescindível proteger as mãos e a cara, além de ter sapatos confortáveis, resistentes à água, que aqueçam o pé ao mesmo tempo que o deixam respirar. Nunca treine sem meias, pois estas absorvem o suor ao longo do treino.

Ao terminar o exercício, deve cobrir-se com roupas quentes (independentemente de ter calor ou não, de ter sido no ginásio ou ao ar livre). Nunca reparou como os jogadores de futebol que saem do campo vestem sempre casacos? Se tiver possibilidade, dê preferência às fibras naturais, como a lã, a caxemira, as penas ou as plumas, uma vez que deixam respirar o seu corpo enquanto o mantêm quente.

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Infusões são uma óptima forma de combater o frio e ingerir líquidos.

Deve ainda aumentar a sua ingestão de líquidos, de forma a manter-se hidratado. Se não o costuma fazer, peça ao seu médico que lhe faça análises gerais, incluíndo ao sódio, potássio, magnésio, vitamina B12 e vitamina D. Caso alguma destas esteja em falta, é natural que lhe receite um polivitamínico. Isto vai reforçar as suas defesas naturais, o que diminui a probabilidade de ficar doente se treinar em espaços fechados com muita gente.

Ainda está com dúvidas sobre como programar o seu treino? Procure um personal trainer na sua área de residência: o melhor treino é o treino personalizado. Na Fixando encontra personal trainers baratos em Lisboa e por todo o país, por isso é um bom sítio para começar a procurar.

 

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