O que comer antes do treino de musculação?

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Combinar exercício físico com uma alimentação saudável é o “segredo” para estar em grande forma. Mas para decidir o que comer antes do treino, é importante definir primeiro que tipo de personal training vai fazer (peso corporal, HIIT, musculação, cardio). Portanto, convém sempre discutir a dieta indicada pelo nutricionista com o seu personal trainer – ou vice-versa, explicar ao seu nutricionista qual é o plano do personal trainer.

Quando falamos de personal training de musculação, não queremos apenas uma refeição rápida que evite uma hipoglicemia. Para este tipo de treinos, é importante prevenir uma hipoglicemia, fornecer energia para o treino e – muito importante! – ingerir uma dose extra de proteína para assegurar o seu bem-estar. Caso elimine a proteína, os músculos não têm os aminoácidos necessários para recuperarem e crescerem.

Portanto, damos preferência aos hidratos de carbono com baixo índice glicémico, como a aveia, o pão integral, o arroz integral e a batata doce. Mas atenção: se não está habituado a este tipo de alimentação, é possível que se sinta desconfortável (são hidratos de carbono de digestão mais lenta e podem alterar o seu trânsito intestinal). Como não queremos que se sinta mal durante o treino, comece por habituar-se à aveia e ao arroz.

Relativamente às fontes de proteína, recomendamos carne branca (frango ou peru), peixe, claras de ovo, batidos de proteína ou suplementos de proteína (whey, por exemplo). Ainda indeciso sobre o que comer? Deixamos abaixo dois lanches rápidos recomendados por personal trainers e que garantem bem-estar durante o treino.

Batido de Chocolate com Banana

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Misturar na liquidificadora leite magro, 2 colheres de quark ou skyr, uma banana cortada às rodelas, 1 maçã cortada aos pedaços, 1 colher de mel, 3 bolachas maria, canela e cacau. Usando um litro de leite, beba metade antes do treino e metade após. É uma excelente fonte de energia porque combina proteína (leite e quark/skyr), com fruta (fonte de vitaminas e que previne as hipoglicemias).

Papas de Aveia com Fruta

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Outra opção rica em hidratos de carbono (a aveia) e proteína. As papas de aveia podem ser cozinhadas só com água, mas para aumentar a dose de proteína pode fazer com uma parte de água e outra de leite ou bebida vegetal da sua preferência (por exemplo, leite de soja). Depois, misture um ovo. Se não tem ovos em casa, faça as papas de aveia com água e misture um iogurte natural no fim. Sirva com banana, bagas ou manteiga de amendoim.

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