Como criar uma rotina saudável em família sem o personal trainer

Para ter uma família saudável, não é preciso contratar um personal trainer e inscrever os miúdos, o cão e o gato em sessões de personal training. Ao invés de tornar a saúde num “serviço” com hora marcada e personificado na figura do personal trainer, tente incorporar rotinas saudáveis no seu dia-a-dia. Deixamos aqui algumas ideias para se divertir com toda a gente, desde o bebé ao avô.

habitos-saudaveis-familias-felizes.jpg

Passeios e desporto ao fim de semana.

Ao fim de semana, não se feche em casa! Tire os dias para explorar a sua cidade, passear, descobrir novos recantos e andar de bicicleta em família. Por um lado, isto faz com que pais e filhos criem uma relação mais próxima – praticar desporto é uma actividade intergeracional que agrada até aos adolescentes mais difíceis. Por outro, é uma forma de se manterem em forma ao ar livre, sem regras, personal training ou imposições de tempo.

habitos-alimentares-saudaveis-familias-felizes.jpg

Ir a mercados de frescos.

O que comemos é essencial para o bem-estar familiar. Para ter a certeza de que a sua família está a ter uma alimentação tão saudável quanto possível, deve procurar alimentos frescos, da época e de produção local. Uma forma de o fazer é ir a mercados de frescos com regularidade, nomeadamente ao fim de semana. Além deste aspecto prático, é uma maneira de as crianças criarem uma relação saudável com a comida, aprenderem a escolher os alimentos e ficarem a conhecer os legumes e frutas locais.

passear-em-familia.jpg

Desafios em família.

Para funcionar, a rotina não pode parecer rotina. Por isso, à parte dos passeios e do desporto aos fins de semana, vá desafiando a sua família para actividades diferentes. Se os seus filhos ainda estão a aprender a nadar, leve-os a uma piscina ou a um parque aquático. Experimente fazer actividades na natureza, como campismo ou seguir trilhos na montanha. Torne sair de casa uma rotina e, mesmo sem um personal trainer, terá uma família sempre em forma!  

diy-familia

Reciclar e reutilizar.

Uma família saudável é uma família ecológica. Há várias actividades que pode fazer com os miúdos enquanto reutiliza materiais e lhes ensina a reduzir a quantidade de lixo que produzem. Agora pela altura de Natal, há imensas actividades DIY que pode fazer com os seus filhos para decorar a casa. São actividades que fazem em conjunto, o que contribui para o bem-estar familiar, e que os consciencializa para tratar bem o planeta.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s